domingo, 19 de fevereiro de 2012

As promessas para 2012

O país do futuro parece estar se materializando para muitos brasileiros que investiram em qualidade e produtividade nos últimos anos. O gigante adormecido está despertando. Em 2011, como conseqüência da crise na Europa, o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, atrás apenas de Estados Unidos (1ª), China (2ª), Japão (3ª), Alemanha (4ª) e França (5ª). Em 2016, seremos a quinta, segundo previsão do banco Mundial e, em 2040, a quarta maior, superando Alemanha, Rússia e Japão.

Como sexta economia mundial, os investimentos diretos internacionais no país devem crescer. Pesquisa da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) revela que o Brasil será o terceiro país do mundo em volume de investimentos internacionais em 2012, à frente dos Estados Unidos (4º) e atrás apenas de China e índia.

Assim, neste ano, teremos uma visibilidade mundial inédita, o que nos trará benefícios e exigências. Os benefícios são óbvios, mas seremos também cobrados por mais qualidade, produtividade, excelência, transparência e postura de país desenvolvido.

Dessa forma, terá medo de 2012 aquele que não acreditar nesses números e que estamos construindo um Brasil diferente, onde, segundo previsões, teremos apenas 8% de pessoas consideradas tecnicamente pobres, uma queda de quase 70% em relação a 1993, quando esse percentual era de 35%. Estimativas apontam que, em 2015, as classes A+B+C representarão 72% da população, fazendo do Brasil um país de classe média.

É hora, portanto, de agir com seriedade e cautela, mas muito vigor para aproveitar esse momento histórico. Terá medo de 2012 quem continuar pensando negativamente, olhando para o retrovisor, não acreditando em nossa capacidade de fazer a diferença em um mundo cheio de dificuldades.

Terá medo de 2012 quem ficar esperando e não agir, não construir as condições básicas de acesso a esse novo Brasil.

Pense nisso. Sucesso. Feliz 2012!

Artigo escrito pelo Prof. Luiz Marins, retirado da Revista Voe (Ano 4, nº43, Janeiro de 2012)

Postar um comentário

Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre