sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Crie a sua Oportunidade

Nos últimos 15 dias passei por 5 estados do Brasil e pude vivenciar  o quanto temos regiões diferentes, comidas diferentes, pessoas diferentes, climas diferentes, estive com 40° em Minas Gerais, numa cidade chamada Brasilândia de Minas e 6° em Erechim no Rio Grande do Sul. Esta variação ocorreu em menos de 48 horas.

Isso tudo me fez pensar o quanto temos possibilidades e que aqueles que sabem aproveitar e construir suas oportunidades alcançam o tão sonhado sucesso.

Indo de Erechim/RS para Concórdia/SC paramos em um café colonial extraordinário, não apenas pelas deliciosas comidas que pudemos provar, mas principalmente pela proprietária, a especial Dona Lili.

Uma mulher sorridente, cabelos, pele e olhos claros, de descendência alemã, com simpatia bem brasileira, que nos deu uma lição de atendimento, qualidade, limpeza e organização e é claro, de como soube construir suas oportunidades.

Quando entramos no café fomos recebidos com uma hospitalidade e simplicidade de fazer qualquer um sentir-se em casa e ao iniciarmos a “comilança” a cada momento éramos surpreendidos por uma delícia seguida de um sorriso.

Quando, sai da cozinha a Dona Lili, com sua toquinha e avental, perguntando com um sorriso se estávamos sendo bem atendidos e se faltava alguma coisa.

Esta pergunta me fez refletir, aquela mulher estava provendo aos viajantes muito mais do que alimento, ela estava provendo o que faltava: carinho, alegria, educação, respeito, afeto, atenção.  Simplesmente sendo o que ela aprendeu a ser.

As vezes atendo muitos profissionais que desenfreadamente, estão buscando sucesso, ganhar mais, prosperar em seus empreendimentos, mas sem saber o que de fato são e o que de fato querem. Buscam no externo o que só é encontrado internamente.

Dons e talentos, são internos. Dona Lili aos 5 anos começou a aprender a cozinhar, e como ela mesma disse: “Naquele tempo as oportunidades para as mulheres eram poucas, então eu me agarrei à oportunidade de aprender a cozinhar e me dediquei a isso.” Hoje ela tem um negócio que envolve e que dá sustento a quase toda a sua família.

Ela buscou esta oportunidade naquilo que estava ali, ao seu redor e não ficou reclamando da condição que tinha na época, ela dedicou-se, ela percebeu a facilidade que tinha para a produção de alimentos. O tempo foi passando e ela viu neste dom a oportunidade de um negócio.

A você que lê este pequeno texto eu faço apenas algumas perguntas:

1.    O que você gostaria de estar fazendo agora?
2.    Quais a oportunidades que você gostaria de criar hoje?
3.    Qual tem sido o grau de comprometimento seu, com o que escolheu fazer?
4.    O que você poderia prover para as pessoas ao seu redor?

Geralmente o que podemos prover tem a ver com o que nos trará sucesso, que é o nosso talento.

Pense sobre isso e quando estiver passando pelo norte do Rio Grande do Sul vá conhecer o Café Colonial da Tia Lili.

Maria Marta de Andrade Górski

2 comments

23 de maio de 2013 às 16:27

precisava só colocar telefone pra contato

1 de maio de 2014 às 08:12

cadê o telefone??

Postar um comentário

Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre