sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Identidade Humana

Um dos maiores assuntos nas rodas de amigos, colegas de trabalho, grupos diversos é sobre a insatisfação.

Insatisfação com o governo, com o trabalho, com o casamento, com o corpo, com o carro, com os cabelos, enfim, com quase tudo que se possa imaginar. O ser humano é um eterno insatisfeito.

Temos milhares de cursos, livros, palestras e é provável que nada disso melhore esta sensação nas pessoas. Comecei a refletir sobre isso e fiquei me perguntando onde está a origem de tanta insatisfação, que gera inclusive doenças emocionais que com o tempo podem explodir no físico.

Depois de muito pensar entendi que tudo isso nasce na identidade humana e que talvez nem todos os cursos do mundo, podem trazer uma fórmula ou receita para explorar aquilo que o homem é individualmente.

Não quero dizer que a identidade humana seja originalmente insatisfeita, mas a não realização desta identidade gera insatisfação.

O homem não se conhece, e, desde a infância é educado para ser tudo, menos ele mesmo. Essa viagem reversa custa muito cara para as emoções humanas porque quando o homem descobre que o que ele se tornou não o satisfaz, ele inicia uma busca desenfreada por algo que o preencha e nesta busca ele pode se perder ainda mais se entender que esta satisfação pode ser encontrada em vícios, abusos contra o outro, compulsões diversas.

Nesta confusão criamos atalhos, retornos, partidas das linhas de chegada, saltamos fases e reinventamos a criação, ignorando princípios, então tentamos buscar fora o que está dentro, criticamos aquilo não faz milagre, aquilo que não dá rápidos resultados, desconsideramos o que requer algum esforço e nos plastificamos num modelo que não consegue encontrar aquilo que nós somos idealmente. 

Então busquei entender o que é esta tal identidade humana.

Identidade tem haver com origem, com gênese e não com o que me tornei ao longo dos anos, identidade é princípio, identidade não é a maneira com que tenho me comportado. Isso me animou muito, porque pode estar aí o antídoto contra a insatisfação humana.

Assim, se a identidade está relacionada à origem, lembrei-me dos inúmeros questionamentos que fazemos a respeito de onde viemos. Sei que a ciência já traçou muitas hipóteses e até já provou algumas delas. Uma delas é que viemos do macaco.

 Viemos do macaco? Puxa pra mim é muito incomodo pensar nisso, não gosto de macacos. Então quero pedir licença para abstrair um pouco e para inclusive me ligar à minha identidade. Gosto mais de pensar que fui criada por Deus, melhora muito a minha auto-estima e é mais coerente com a minha filosofia.

Mas quando me aprofundei neste pensamento, comecei a refletir que um ser que foi criado à imagem e semelhança de Deus, traz em si uma identidade divina e se o humano possui tal identidade, porque às vezes seu comportamento é de um macaco?

Mas não desistindo de me assemelhar a Deus lembrei-me que meus comportamentos nem sempre refletem a minha identidade. Isso me aliviou.

Então o autor da criação pode não estar sendo o autor da formação e do aprendizado humano, assim ao nos entregar aos nossos professores no mundo estes podem não estar sendo guardiões da essência de cada ser humano.

E quem são estes professores? Boa parte da vida eles são os nossos pais. Grandes canais de revelação do que de fato somos. Que nos ajudam a trazer a nossa identidade e o nosso destino. Então fiquei ainda mais preocupada, o que as famílias tem se tornado? Geradoras de pessoas insatisfeitas?

Outro fato é que se nos distanciamos da nossa identidade real, nos afastamos do propósito da nossa existência e este propósito realizado dá sentido a minha presença aqui, satisfaz o meu ser e mais que o meu ser, meu propósito contribui com o outro.

Então pensei de novo: _ Precisamos diminuir esta distância e conseguir chegar até o que somos na nossa identidade, pois isso é o que mais o mundo deve estar precisando neste momento, da verdade de cada um. Quanto mais eu me engano com o que realmente sou, mais o mundo perde.

Assim me veio mais um pensamento, o que sou serve ao outro porque entendo que a realização da nossa identidade não se dá para a nossa própria satisfação, mas sim, para satisfazer uma necessidade do outro. Então quer dizer que o meu autoconhecimento se faz necessário para que o outro seja satisfeito? Sim. Quebrar o paradigma da insatisfação passa por quebrar o paradigma da individualidade. Na identidade de Madre Tereza de Calcutá estava o cuidar dos doentes daquele local e isto a satisfazia profundamente. Na identidade de Gandhi estava à luta pela liberdade dos indianos, sem violência, e isto o preenchia muito mais do que milhões de dólares. Na identidade de Jesus estava o servir a todo aquele que necessitasse, e isto o bastava.

Para se satisfazer é preciso ter coragem para ser.

E o que é que você veio ser?

Marta Andrade
Coaching e Desenvolvimento

1 comment

17 de março de 2012 às 10:13

Coragem de Ser... Muito bom Marta. Gostei muito do seu texto, bastante amplo quanto ao sentido existêncial. Parabéns. Abs, Reginaldo.

Postar um comentário

Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre