quarta-feira, 27 de junho de 2012

É preciso falar!

Temos evoluído tanto, tantas tecnologias facilitam o nosso dia-a-dia, não precisamos enfrentar as longas e demoradas filas dos bancos, com poucos cliques resolvemos quase tudo relativo à nossa conta. As distâncias estão sendo encurtadas, conversamos ao mesmo tempo com pessoas de continentes diferentes. Novos milionários nascem todos os dias de maneira incrivelmente rápida, vamos ao supermercado e compramos a nossa alimentação pronta. Enfim, grandes são os ganhos destas incontáveis evoluções que facilitam o dia da gente e nos tornam especialmente produtivos, resolvidos, evoluídos e parece que, sozinhos.

Tenho recebido clientes que me procuram não para trabalharem suas carreiras e desenvolverem sua liderança, mas para encontrarem uma amiga. É incrível perceber como a amizade, a confiança, o compartilhar, o dar atenção verdadeira, o falar e o ouvir tem sido itens excluídos da nossa vida moderna.

Percebo pessoas querendo falar, refletir, chorar, desabafar uma culpa, um peso, compartilhar um problema, pedir um conselho, ou simplesmente, querendo conversar. Coisas que antes fazíamos em casa enquanto preparámos um almoço ou jantar, com os nossos amigos, no barzinho enquanto tomávamos uma cerveja, no café da empresa enquanto esfriávamos a cabeça, no salão, com aquela sua manicure de anos, que te conhece como poucos.

Temos diminuído a nossa quantidade de fala, de interação e esta pode ser a razão para o grande aumento das chamadas “doenças da alma”. A nossa origem é na palavra: em João 1:1 diz que No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus e no versículo 14 diz que E o verbo se fez carne e habitou entre nós (...). Nascemos da palavra, evoluímos através da palavra, crescemos pelas interações, somos animais que dependem da interação com os pais para nos desenvolvermos. Nos tornamos humanos, através de outros humanos.

Sigmund Freud deu origem à psicanálise baseado na teoria da cura pela fala. Ele teve a sacada genial: expressar em voz alta pensamentos opressores e resgatar lembranças traumáticas causam efeitos benéficos ao corpo e a partir deste modelo milhares de pessoas foram e estão sendo transformadas e curadas através dos anos.

É preciso falar! Mas sei que é preciso ter com quem.

É preciso falar! Mas sei que temos tido medo de que nossas vidas vão parar num site de relacionamento qualquer. Temos medo de ser expostos, porque nossa confiança foi reduzida.

É preciso falar! Mas sei que a maioria de nós não tem se dado tempo para ouvir.

É preciso falar! Mas sei que é muito mais fácil mandar um email que passivo é entregue na caixa do remetente, que o abre e o reponde no tempo que quiser.

É preciso falar! Mas sei que temos optado por não olhar para nós mesmos e deixar a vida passar.

Penso que a evolução que estamos vivenciando precisa chegar ao humano, não reflito assim por sentir saudade de um tempo que passava mais divagar, mas por pensar que precisamos alcançar este mundo moderno estando saudáveis, capazes de nos conectar, com respeito, amor, compaixão e gratidão.

A partir desta perspectiva, quero convidar a você que me lê agora, para refletirmos sobre a evolução da humanidade no que diz respeito à necessidade de verbalização.



  • O que você pensa a respeito disso?
  • Como você entende que podemos ser mais eficazes nesta questão?



Que Deus cuide especialmente de você e daqueles que ama.

Um abraço apertado.

Marta Andrade

1 comment

15 de julho de 2012 às 08:37

Apoiada, Marta! Estamos cada vez mais,enclausurados e refém da 'era digital". Sou do tempo em que moderno, era comprar papéis de carta HALMARK em enviá-los aos colegas com poesias, resumo da semana, e até declarações de amor! Em seguida, o encontro era inevitável a fim de falar, um somente, e singelo: OBRIGADA! Saudades.

Postar um comentário

Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre